Pages

terça-feira, 15 de maio de 2012

Você sabe o que é Tokusatsu?


Talvez você não esteja familiarizado com o nome, mas  se  viveu  sua  infância nos anos 80 e 90 com certeza deve se lembrar perfeitamente do que estamos falando. Tokushu Satsuei ou popularmente conhecido como Tokusatsu é uma expressão  nipônica  que  pode  ser  traduzida  como "filme de efeitos especiais". 

Na pratica todo e qualquer Filme ou série de  super-heróis  no  estilo  live - action  produzida no  Japão  leva  esse  nome.   O  gênero  se  popularizou  no  Brasil por meio da TV manchete que exibia diversos heróis, os quais faziam a alegria da  criançada  nos  anos  80  e 90.

O gênero “Toku” possui diversos estilos. Podemos citar:


 Kamen Rider 





Neste estilo normalmente um homem solitário é submetido à uma transformação genética robótica, seja lá o que for que o transforma num misto de robô-humano-insetoide. Morra de inveja homem aranha!!! Os kamen Riders normalmente possuem super motos japonesas envenedadas pra chamar atenção da mulherada. 


Super Sentai os avôs dos Powers Rangers



Este foi o modelo que deu origem aos Porwers Rangers suas principais características são:
 Grupo composto por 5 jovens, normalmente 3 homens e 2 mulheres, de alguma maneira é recrutado por uma forca superior. Os jovens então adquirem poderes que ao serem ativados, os vestem imediatamente com capacetes e roupas ridículas coloridas. Eles começam então a cometer injustiças do tipo 5 contra 1, todos se unem contra um monstro que depois de morto volta a vida só que dessa vez gigante! 
Eles chamam seus carros e aviões “também gigantes” que se unem formando um único robô. Finalmente uma luta justa! E após algumas pequenas trocas de socos e ponta-pés, terminam derrotando o monstro malvado de uma vez por todas.


ULTRA

Neste gênero um homem gigante do espaço, com cabeça de barbatana de tubarão e roupa coladinha, protege a terra da invasão de monstros gigantes de baixo orçamento.
O herói também possui outras super características, como olhos brilhantes iguais lanternas do varejo tipo 1.99 e boca permanentemente fechada pra não entrar mosquito.  
                                                 Metal Hero


Neste gênero, humanos normalmente vindos de outros planetas se transformam num tipo de robocop ginasta, capaz de lutar e saltar e assoviar chupando cana. Detalhe: todo metal hero costuma ter um robô gigante que aparece nem que seja pra dar tchauzinho nos últimos episodios, não é mesmo Ninja Jiraya?



Um dos heróis mais populares deste gênero é também um dos meus prediletos! Com vocês: Jaspion

Ele é inimigo do Satan Ghostou Darth Vader de saia para os íntimos.


Jaspion é o primeiro japonês funkeiro Catra da história. Ele anda pra lá e pra cá com um black power maneiro e vive com uma android gostosinha, a Anri.




Além disso, ele tem um coala-porco-espinho-android chamado MIA como bicho de estimação.



Este é meu primeiro Post no blog  Hype Geeks, espero que tenham gostado. 
Em breve voltarei com muito mais!  E o que vocês acharam? 



Engenheiro Agrônomo no melhor estilo Raul Seixas, viciado em tecnologia, eterno fã de Tolkien, NERDicamente fapante nas horas vagas.   

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou deste artigo?